Cada madeira tem sua característica única que afeta sua utilidade e aparência. A cor, textura e densidade revelam madeiras ainda mais duráveis e resistentes.
Cor: a cor da madeira varia de acordo com a substâncias corantes presentes em suas células. Essas substâncias são gomas, resinas e etc. Algumas delas podem ser tóxicas para os organismos que se alimentam de madeira. Desse modo, um bom indicativo de durabilidade da espécie é sua cor. Afinal, as madeiras mais escuras tendem a ser mais resistentes, com alta durabilidade e deterioração, visto que não são alvos de fungos e insetos. E de um modo geral, as cores claras indicam madeiras mais leves e macias.
A cor da madeira varia também com o teor de umidade, exposição à radiação solar e normalmente se torna mais escura quando exposta ao ar devido à oxidação das substâncias orgânicas contidas nela.
As madeiras nobres têm cores marcantes, que podem ser bege, amarelo, vermelho e marrom. Têm superfície lisa e lustrosa e, por isso, garantem um acabamento refinado. Podem ser encontradas em tamanhos diferentes e cada espécie é adequada a um tipo de aplicação.
São essas exemplos de madeiras nobres/pesadas:
As madeiras leves este tipo de madeira apresenta algumas características inferiores à madeira nobre. Ela possui baixa resistência a fungos e doenças, por isso precisa de tratamento antes de ser utilizada. Outra característica é que essa madeira é menos dura que a espécie nobre e possui uma menor durabilidade, também corre o risco de apodrecer mais rapidamente caso seja inserida em um ambiente muito úmido. De acordo com essas particularidades que este tipo de madeira possui, ela acaba sendo comercializada por um baixo valor quando se comparada à madeira nobre e por isso é menos valorizada.
São essas exemplos de madeiras leves/ ciclo curto:
Desta forma, as tonalidades da madeira vão muito além de questões estéticas: por mais que suas cores possam agregar ainda mais sofisticação ao ambiente, é importante entender o que cada material tem a oferecer e todas suas singularidades. Opte sempre por peças que sejam fruto de processos que respeitem o meio ambiente e principalmente madeiras certificadas.